sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A noite é tão necessária quanto o dia


Ouvi uma antiga parábola - deve ser muito velha, pois naquela época Deus costumava morar na Terra...

Um dia um velho fazendeiro veio a Deus e disse: "Olha, você pode ser Deus e ter criado o mundo, mas preciso lhe dizer uma coisa: você não é um fazendeiro, e não sabe nem o bê-á-bá de agricultura. Você tem muito que aprender".
Deus disse: "o que você sugere?"
O fazendeiro respondeu: "Dê-me um ano e permita que as coisas sejam de acordo comigo, e veja o que acontece. Não haverá mais pobreza!"
Deus concordou, e um ano foi dado ao fazendeiro. Naturalmente ele pedia e pensava somente no melhor- nada de trovões, de ventos fortes, nenhum perigo para a safra. Tudo confortável, aconchegante, e ele estava muito feliz. O trigo crescia tanto! Quando queria sol, havia sol, quando queria chuva, havia chuva, o quanto quisesse. Nesse ano, tudo estava certo, matematicamente preciso.
O trigo estava crescendo muito... O fazendeiro ia a Deus e dizia: "Olhe! Desta vez a safra será tão grande que por dez anos, mesmo que as pessoas não trabalhem , haverá comida suficiente!”
Mas quando fizeram a colheita, não havia grãos. O fazendeiro ficou surpreso. Ele perguntou a Deus: "O que aconteceu, o que saiu errado?”
Deus disse: "Por não existir desafio, conflito, fricção, já que você evitou tudo de ruim, o trigo permaneceu impotente. Uma pequena fricção é uma necessidade. As tempestades, os trovões e os raios são necessários. Eles agitam a alma dentro do trigo!"

Esta parábola tem um valor imenso. 
Se você for apenas feliz, feliz e feliz, a felicidade perderá todo o sentido. Será como se alguém estivesse escrevendo com giz branco em uma parede branca - ele pode continuar a escrever, mas ninguém jamais será capaz de ler.
A noite é tão necessária quanto o dia. E os dias de tristeza são tão essenciais quanto os de felicidade. 
Chamo isso de compreensão. E lentamente, quanto mais você percebe o ritmo da vida, da dualidade, da polaridade, você para de pedir, de escolher. E você descobriu o segredo.
Viva com este segredo, e de repente ficará surpreso: como as bênçãos da vida são tão imensas!  O quanto é derramado sobre você a cada momento!  Mas, você viveu em suas expectativas, em seus pequenos e insignificantes desejos triviais, e porque as coisas não se ajustavam a seus desejos, você ficava infeliz.
Quando você segue a natureza das coisas, não existe sombra.  Então, mesmo a tristeza é luminosa.  Não que a tristeza deixará de vir, ela virá, mas não será sua inimiga. Você a acolherá, pois perceberá sua necessidade. Você será capaz de perceber sua graça, o motivo dela estar presente e de ser necessária.   
E sem ela você será menos, não mais.
(Osho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário