quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sutil diferença


Ouvi uma antiga parábola sufi.
Dois discípulos de um grande mestre estavam caminhando pelo jardim da casa desse mestre. Era permitido a eles caminhar todo o dia, de manhã e de noite... 
O caminhar era um tipo de meditação, uma meditação do andar – exatamente como os adeptos do zen fazem a meditação do caminhar. Você não pode ficar sentado por vinte e quatro horas – as pernas precisam de um pouco de movimento, o sangue precisa circular um pouco – assim, tanto no zen, como no sofismo, em ambos você medita, por algumas horas, sentado, e depois começa a meditar andando. A meditação continua; andando ou sentado, a corrente interior permanece a mesma.
Os dois eram fumantes; ambos queriam a permissão do mestre. Então os dois decidiram:
“Amanhã. No máximo, ele dirá não; mas vamos pedir. E não parece um sacrilégio assim tão grande, fumar no jardim; na realidade, nós não estaremos fumando na casa dele”.
No dia seguinte, eles se encontraram no jardim. 
Um deles ficou furioso – furioso porque o outro estava fumando – e disse: “O que aconteceu? Eu também pedi, mas ele simplesmente recusou, categoricamente, dizendo não. E você está fumando? Não está se sujeitando as ordens dele?”
Ele respondeu: “Mas ele disse sim para mim”.
Isso parecia injusto. O primeiro então disse: “Eu irei imediatamente até ele, para saber por que ele disse não para mim, e sim para você?”
O outro disse: “Espere um minuto! Primeiro me diga: o que você pediu a ele?”
Ele respondeu: “O que eu pedi? Simplesmente: ‘Posso fumar enquanto meditar? ’ Ele disse: ‘Não’ – e parecia muito irritado”.
O outro começou a rir e disse: “Agora eu entendi a questão. Eu perguntei a ele: ‘ Posso meditar enquanto fumar? ’ Ele disse: ‘Sim’”.
Tudo depende. 
Apenas uma sutil diferença e a vida vira algo completamente diferente. 
Agora, há uma grande diferença. Perguntar: “Posso fumar enquanto meditar?” – simplesmente horrível. Mas perguntar: “Posso meditar enquanto fumar?” – está perfeitamente bem. Ótimo! Pelo menos você está meditando.
A vida não é nem miséria nem glória. A vida é uma tela vazia e requer uma grande arte.
 (Osho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário