quinta-feira, 12 de julho de 2012

Esforço e confiança


O mais interessante na bem-aventurança é que ela é intrinsecamente um paradoxo e, por causa de sua natureza paradoxal, ela quase sempre foi mal compreendida.
O paradoxo é: o homem precisa fazer muito esforço e, no entanto, a bem-aventurança não acontece por causa do esforço - ela sempre acontece como uma dádiva de Deus.
Mas sem esforço o homem nunca será capaz de receber essa dádiva. Embora ela esteja sempre disponível, o homem continua fechado.
Por isso, todo o empenho humano não é, na verdade, o meio de alcançar a bem-aventurança; ele não pode gerar a bem-aventurança, só pode remover as barreiras. É um processo negativo.
É como se você vivesse numa sala fechada, com todas as janelas e portas fechadas: o sol nasce, mas você continua na escuridão. O sol não pode nascer por causa de seus esforços. Nada que você faça permite ao sol nascer, mas você pode abrir as portas ou deixá-las fechadas - tudo isso depende de seu esforço.
Se você abrir as portas, o sol estará disponível para você - do contrário, ele vai esperar diante da porta, sem bater. Você pode viver na escuridão por toda a eternidade, e, no entanto bastaria remover a barreira entre você e o sol.
É preciso um pouco de esforço e um pouco de confiança - um pouco de esforço para remover as barreiras, e um pouco de confiança, paciência, espera: "Deus é gracioso! Por isso, quando minha barreira for removida e eu estiver pronto, vai acontecer, é inevitável".
(Osho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário