sexta-feira, 5 de abril de 2013

O método do espelho



Este método parte do princípio de que tudo o que você faz provoca reação automática de outras pessoas.
Por exemplo: se eu sair agora pela rua e começar a gritar com uma pessoa, sendo grosseiro com ela e a agredindo verbalmente, imediatamente ela entrará em estado de alerta, sua adrenalina vai disparar e ela vai reagir na mesma moeda, gritando comigo.
Somos programados geneticamente para isso.
Há pessoas que simplesmente se afastarão de mim. Mas ainda assim vão reagir, ficando longe.
Isso mostra que temos o poder de mudar outras pessoas, para pior.
E se quero mudar para melhor?
Ora, simplesmente faça o contrário daquilo que a afasta. Se você quer atrair borboletas, cuide do jardim, diz a frase. Isso significa que você pode mudar o comportamento de borboletas sem sequer sentar-se com elas para “discutir a relação”
Mas o método do espelho é mais que isso. Porque, quando olha para um espelho e você muda o que está fazendo, o que o espelho faz? Ele muda também. A imagem no espelho sempre muda, de acordo com nossas mudanças.
O mundo também. Seja nossa família, sejam nossos clientes, sejam nossos amigos. Todos mudam quando nós mudamos.
Então, o método do espelho exige que, quando queremos mudar outras pessoas, o primeiro passo seja mudar a nós próprios. Se quisermos mudar os clientes, devemos mudar nossa empresa. Se quisermos mudar nossa empresa ou família, devemos mudar a nós próprios.
Sempre mude aquilo que gera a imagem, e a imagem será mudada.
Ao mudar o que VOCÊ pensa, sente e faz, começará a mudar o que outras pessoas pensam, sentem e fazem.
Só um lembrete: a família tende a ser a última a mudar, porque eles precisam que outras pessoas comecem a falar sobre você, positivamente. Eles raramente são os primeiros. Isso desanima muita gente, mas, infelizmente, é assim que funciona. Quando seus resultados começam a gritar, sua família começara a escutar.
(Aldo Novak)

Nenhum comentário:

Postar um comentário