sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Sonhos



Bom dia!
- Bom dia. Sim. Bom dia.
- Qual o nome desta aldeia?
- Não tem nome. Nós a chamamos apenas de “a aldeia”. Algumas pessoas a chamam de Aldeia dos Moinhos de Água.
- Todos os aldeões moram aqui?
- Não. Moram em outros lugares.
- Não tem eletricidade aqui?
- Não precisamos dela. As pessoas se acostumam com a conveniência. Acham que a conveniência é melhor. Jogam fora o que é realmente bom.
- Mas e a iluminação?
- Temos velas e óleo de linhaça.
- Mas a noite é tão escura.
- Sim. A noite tem de ser assim. Por que a noite deveria ser clara como o dia? Eu não gostaria de não conseguir ver as estrelas à noite.
- Vocês têm arrozais, mas não têm tratores para cultivá-los?
- Não precisamos deles. Temos bois e cavalos.
- O que usam como combustível?
- Lenha principalmente. Não achamos certo cortar árvores, mas bastam aquelas que caem sozinhas. Nós as cortamos e as usamos como lenha. E, se você fizer carvão com a madeira, poucas árvores gerarão tanto calor quanto uma floresta inteira. E o esterco de vaca também é um bom combustível. 

Tentamos viver do modo como o homem vivia antigamente. É o modo natural de viver. 
Hoje em dia, as pessoas se esquecem de que elas são só uma parte da natureza. Destroem a natureza da qual nossa vida depende. Acham que sempre podem criar algo melhor. Sobretudo os estudiosos. Eles podem ser inteligentes, mas a maioria não entende o coração da natureza. Eles só criam coisas que acabam tornando as pessoas infelizes. Mesmo assim, orgulham-se tanto de suas invenções. E, o que é pior, a maioria das pessoas também se orgulha. Elas as veem como milagres. Idolatram-nas. Elas não sabem, mas estão perdendo a natureza. Não percebem que vão morrer. 
As coisas mais importantes para os seres humanos são ar limpo e água limpa, e as árvores e plantas nos dão isso. Tudo está sendo sujado, poluído para sempre. Ar sujo, água suja, sujando o coração dos homens.
(Diálogo  do filme “Sonhos” - Akira Kurosawa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário