sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Gratidão



Agradecer significa tomar o que me é dado, segura-lo com respeito nas mãos,
acolhe-lo dentro de mim, em meu coração, até que percebo internamente: agora é uma parte de mim.
Agradecer é também aplicar o que me foi dado e se tornou uma parte de mim, numa ação que permita a outros alcançar também o que me enriqueceu. Só então o que me foi dado alcança sua plenitude.
Agradecer me torna grande, pois quando agradeço tomo algo de outros como um presente. Isso me enriquece, porque o recebo. Ao mesmo tempo, o que recebo agradecido não pode ser perdido por mim. 
O agradecimento me permite conservá-lo e aumentá-lo. Ele atua como o sol e a chuva morna atuam sobre uma planta jovem. Ela floresce.
O agradecimento une e faz com que nossos relacionamentos floresçam pois, de bom grado, se dá a quem agradece. Por seu lado, quem recebe agradecido torna-se interiormente aberto e não pode deixar de dar e passar adiante o que recebeu com gratidão. 
Assim, o agradecimento nos torna felizes e enriquece a ambos.
Quem agradece, honra o que lhe foi dado e, simultaneamente, honra aqueles que lhe presentearam. 
Assim, o agradecimento engrandece a todos: a mim, a dádiva e ao doador.

 (Bert Hellinger)

Nenhum comentário:

Postar um comentário