quarta-feira, 17 de junho de 2015

Reter o bem



Quanto tempo tu suportas ficar sem ar? Menos que nutrição e água, por isso se diz que o primeiro alimento é o ar. O respirar do corpo físico é ar entrando e ar saindo. O respirar do corpo mental, pensamento entrando e saindo. O respirar do corpo emocional, emoção entrando e saindo. Feliz de ti que só retém o que te faz bem.
Agora, diz-me: qual é o respirar do teu corpo espiritual?
O respirar do teu corpo espiritual é simbolizado pelo estado atento, a tua atenção. Atento e desatento, perceptivo e não-perceptivo, onde estiver a tua atenção, ali estará o teu espírito, o teu eu. Não vês que tudo é feito para chamar a tua atenção? Para te induzir a ser governado, em vez de governar?
Todos querem a tua atenção. Sabendo disso, valoriza o que tens de tão precioso, porque onde colocares a tua atenção, no que te eleva ou no que te rebaixa, ali estará legitimamente tu, colhendo os frutos. Torna-te um ser atento, inclusive a zelar mais por tua proteção.
Pergunta-me, como? E te direi - não vivas no passado, não vivas no futuro, vai buscar sempre de volta a tua atenção e vive o presente. Feliz a mente que retém o bem. Agora.
(J. C. - Nilsa Alarcon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário