quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Contando um conto



Um samurai depois de ter sido derrotado numa importante prova de habilidades, vagou sem rumo com os pensamentos confusos, enfurecido, sem querer aceitar a derrota. 
Parou em um lago que encontrou no seu caminho e lançou violentamente
uma pedra contra as suas águas, que se agitaram violentamente. 
O samurai ainda com raiva e ressentido, percebeu algo e refletiu: Mesmo ofendido e perturbado com a pedra que atirei, em instantes o lago se recompôs, retornando a tranquilidade inicial.
O samurai concluiu que mesmo que lançasse todas as pedras da redondeza, pequenas ou grandes, o lago sempre retornaria à sua natural tranquilidade, como se nunca tivesse sido atingido por nada.
Ao refletir sobre isso o homem evocou "Mizuno kami" (O Espírito das Águas):
Espírito das Águas, por que quando meu coração é ferido ficam cicatrizes e este lago, em instantes apaga todos os vestígios da agressão sofrida?
Respondeu o Espírito das Águas:
O Lago faz com que a pedra se perca na sua grandeza e profundidade, logo, é como ser atingido por nada. O lago conserva consigo o silêncio, e não as queixas. Eis o segredo de sua serenidade.
O Samurai curvou-se, respeitosamente, em gratidão para o lago e declarou ao Espírito das Águas: Hoje aprendi um grande ensinamento com as águas silenciosas de um lago!
(Conto Zen)

Nenhum comentário:

Postar um comentário